Mezcal!
Das muitas experiências mexicanas que guardo com saudade e alguma nostalgia, era a visita regular a algumas mezcalerias em D.F. Sem dúvida que a Palenquito e a Botica eram duas das minhas primeiras escolhas! A mezcaleria Palenquito ficava no meu bairro favorito da Cidade do México – Roma Norte, e tem os mais variados e raros tipos de mezcal, assim como uma enorme quantidade de cocktails feitos com esta bebida, num ambiente bem rustico e castiço!
A Botica é outra mezcalaria de referência que muito gosto me dava visitar. Situada na Calle Campeche, no Bairro da Condesa, é bem pequenina mas com um enorme ambiente! Destacava-se por ter uma “juke box” onde podíamos por música a gosto enquanto se disfrutava de um excelente mezcal acompanhado com laranja e uma coronita bem gelada!
Diz o mito que o Mezcal nasceu de um raio que rompeu um Agave numa noite de trovoada… Este pode ser um dos motivos pelos quais se diz que esta bebida teve origem nos céus e é da autoria dos Deuses. A palavra Mezcal tem origem Azteca e significa maguey cozido, sendo que só mais tarde, com a chegada dos Espanhóis e a introdução do processo e destilação, é que se começou a produzir o Mezcal que hoje conhecemos. Tal como a Tequila, o Mezcal também é feito do Agave (uma planta que nasce em terras vulcânicas e de clima árido, como um cacto) no entanto passa normalmente por uma processo de destilação simples enquanto que a Tequila tem dupla ou tripla destilação, o que confere ao Mezcal um caracter mais rústico, com travos a “fumo” e “terra” bem caracteristicos. Existem vários tipos de magueys com que se pode fazer o Mezcal, como o espadin, o cerro e o cenizo, por exemplo, sendo a cozedura feita em fornos especiais, ou mesmo no chão (barbacoa). O Mezcal pode ser Joven (quando não é repousado em barricas) Reposado (quando tem um mínimo de 2 meses de repouso) ou Añejo (quando tem pelo menos 1 ano de repouso em barrica). Apesar do Mezcal ter a sua origem no estado de Oxaca, também o podemos encontrar um pouco por todo o país, mantendo a sua excelente qualidade, como é o caso do Guerrero, Durango, San Luis Potosí ou Zacatecas, entre outros.
Bebido puro com uma rodela de laranja, ou num bom cocktail (como é o caso do nosso cokctail Chingon!) o mezcal é uma bebida que não deixa ninguém indiferente. Quando marcar o seu almoço ou jantar connosco, não se esqueça de experimentar!